Muitos casos descobrem essa especialidade através da dificuldade de aprendizagem na época escolar, sendo as principais causas as alterações de processamento auditivo central e dificuldades da fala. A Fonoaudiologia também é de extrema importância para diversas profissões e processos de recuperação de mobilidade para pacientes que sofreram danos, como o AVC. Confira um pouco sobre nossos serviços e entre em contato conosco!
Normalmente, o teste auditivo é solicitado para descobrir a necessidade de utilizar um aparelho auditivo e é feito pelo fonoaudiólogo. Além de diferentes frequências emitidas, outros exames e análises são feitos para verificar estrutura do aparelho auditivo e a frequência de exposição a ruídos.
É testada a sua capacidade de ouvir em diferentes tons,se há problema com a cavidade do ouvido médio, se há alguma limitação de entender ou falar, movimento do tímpano e outros.
É um exame que avalia as respostas do paciente a sons emitidos em diversas frequências, detectando o grau e tipo de perda auditiva. Em muitos casos, são necessários novos exames para diagnósticos mais precisos. O exame é indolor, possui a duração média de 30 minutos e é recomendado uma boa noite de sono e repouso sonoro para resultados mais assertivos.
O resultado é medido em decibéis e o teste pode variar em uma escala entre -10 a 120 decibéis.
Até 25
Audição Normal
26 a 40
Perda de audição leve
41 a 50
Perda Auditiva Moderada
56 a 70
Perda Auditiva Moderadamente Severa
71 a 90
Perda Auditiva Severa
+ de 90
Perda Auditiva Profunda
A audiometria vocal tem como função principal avaliar a capacidade do paciente de perceber e reconhecer os sons da fala, além de complementar o exame de audiometria tonal.
É recomendável que o paciente fique de repouso acústico por 14 horas e que não seja exposto a ruídos fortes e constantes.
Além de ser importante para descobertas de anormalidades na audição, é fundamental para implantação de próteses auditivas.
Este é um exame simples, indolor e que faz parte da avaliação básica, junto com a audiometria. Ele avalia não só como você ouve os sons, mas sim a estrutura dos ouvidos. Essa avaliação é bem comum em quem tem frequentes infecções do ouvido, disfunção tubária, otites catarrais crônicas e diferentes tipos de perda auditiva.
O exame gera um pequeno desconforto ao forçar pontos de pressão para analisar como a membrana reage aos estímulos, mas é absolutamente tolerável, tanto para crianças quanto para adultos.
É através deste teste que vemos se o bebê possui algum problema auditivo. A audição começa a funcionar a partir do 5° mês de gestação, mas qualquer bebê pode ter algum problema auditivo ao nascer. O indicado é que esse teste ocorra de 2 a 3 dias após o nascimento e caso haja alguma alteração é necessário fazer acompanhamento.
Normalmente é indicado para:
Pesquisa de integridade auditiva em bebês
Pesquisa das condições de funcionamento da orelha interna
Paciente com queixas relacionadas à audição
Os motivos mais comuns de procura das clínicas fonoaudiológicas está relacionado à fala. Além de amenizar desconfortos consigo mesmo, a terapia da fala visa analisar as causas das dificuldades através de um estudo de motricidade oral. Além disso, esse serviço é de extremo apoio para quem coloca aparelhos ortodônticos.
Indicado para:
Crianças e jovens com dificuldade de aprendizado relacionados à audição ou fala
Jornalistas
Professores
Atores
Telemarketing
Cantores
A poluição sonora pode causar danos irreversíveis se não identificada e tratada precocemente. A exposição a níveis elevados pode causar vários distúrbios, alterando o humor e capacidade de concentração. Visando atender empresas, o PCA é um conjunto de medidas que previnem ou tratam processos de perdas auditivas relacionadas ao trabalho.
Os objetivos específicos do PCA são:
• Melhorar a qualidade de vida do trabalhador
• Identificar funcionários com problemas na audição
• Diagnosticar precocemente as perdas auditivas
• Adequar as empresas às exigências legais
• Reduzir custo de insalubridade
• Redução de reclamatórias trabalhistas
O processo de alfabetização das crianças pode necessitar da ajuda de vários profissionais, principalmente quando identificada a dificuldade de falar, ler e compreender. As inabilidades auditivas podem interferir no desenvolvimento da criança, principalmente fonológico, como erros de percepção ou organização dos sons e baixo rendimento escolar.
Pensando nisso, a Via Fono oferece a triagem auditiva que pode ser feita nas escolas ou servir de auxílio para pais que percebam essas dificuldades nos filhos.
Muitos cargos possuem funções onde o colaborador está exposto a diversas situações com ruídos. A Via Fono auxilia com a análise, correção e implantação de soluções que protegem o funcionário e evita transtornos para a empresa.
Exames complementares de medicina ocupacional: áudio, eletroencefalograma, eletrocardiograma, acuidade visual, espirometria.
É um teste que avalia a qualidade do sono e serve para diagnosticar distúrbios como a apneia. Ele é um exame não invasivo, que mede a atividade respiratória muscular e cerebral durante o sono. Geralmente é solicitado quando há sintomas como sonolência diurna excessiva, distúrbios respiratórios como roncos e apneia, alterações do ritmo cardíaco e síndrome das pernas inquietas.
O especialista interpreta os registros da máquina. Como o sono é dividido em fases com características próprias, como movimentação dos olhos diferentes, o profissional leva em conta as particularidades de cada um desses estágios. A movimentação do corpo, o tempo efetivamente dormido, as batidas do coração, despertares noturnos e outras intercorrências também são contabilizadas.